Decididamente, há magia na escrita de Pepetela. Ler este escritor angolano é uma tarefa que não cansa. A sua escrita tem o perfume da terra de África e a poesia de um povo mártir mas também maravilhoso.
A montanha da Água Lilás é conto magnífico, sobre uma estranha comunidade de animais falantes, os Lupis, que habitam uma montanha mágica onde nasce água lilás. Ela será o tesouro dos lupis e a sua perdição.
Trata-se de uma metáfora sobre África. O mundo maravilhoso da natureza, maculado pela ambição desmedida. A desgraça de um povo que quis usufruir de todas as maravilhas que a mãe natureza lhes proporcionou mas que eles se encarregaram de desbaratar.
Destaque para as ilustrações desta edição da magnífica colecção Biis. Mais uma vez está de parabéns a Leya pelo excelente serviço que está a prestar à literatura lusófona, editando preciosidades como esta a preços muito acessíveis.
Este conto, para todas as idades lê-se de um fôlego. Não se consegue parar. Fascinante.
Imagem retirada daqui:
Trata-se de um excelente site sobre o mundo da língua portuguesa.
Sou fascinada pelo autor, mas ainda não li nenhum de seus livros. Conheço textos fantasticos.
ResponderEliminarÉ dificil encontrar livros do autor aqui.
Bjs.
É uma pena que estes livros não sejam publicados aí! A cultura africana teve imenso impacto no Brasil e certamente Pepetela teria muitos fãs por aí...
ResponderEliminarJá leste "Predadores"?
ResponderEliminarUm dos melhores livros que li.
Olá Manuel
ResponderEliminarJá li este livro faz uns anitos mas recordo que adorei, adorei a escrita o modo como as personagens estão descritas e tudo no livro para mim está fabulosamente escrito. Tenho ainda deste escrito para ler, aqui por casa, "Predadores".
;)Boas Atmosferas;)
Iceman e Carlinha, confesso a minha ignorância: ainda não vi sequer esse livro (Predadores)...
ResponderEliminarMas vou procurar.
Os últimos que li do Pepetela, O Planalto e a Estepe e o Parábola do Cágado Velho, fizeram com que o Pepetela subisse uns lugares no meu Top de escritores favoritos. Já tinha lido outros dele, mas estes, talvez por serem mais "africanos" encheram-me as medidas. :)
ResponderEliminarGosto muito do sentido de humor dele. :)
N. Martins, a Parábola do Cágado Velho, para mim, é uma obra de arte.
ResponderEliminarN. Martins, a Parábola do Cágado Velho, para mim, é uma obra de arte.
ResponderEliminarA capa deste livro é bem bonita!
ResponderEliminarPepetela é daqueles autores que quero voltar a ler, pois ainda só li a "Parábola do Cágado Velho", que me deliciou bastante e fiquei com "fome" de mais.
Manuel, ainda ando por aqui....
ResponderEliminarDescobri Pepetela, a ano passado e comecei com "James Bunda e amorte do Americano". Ri.me imenso com o seu sentido de humor. No Natal ofereceram-me "O Planalto e a Estepe" que gostei muito.
Sou fã de Pepetela.
Bjs
Dulce barbosa
Nota-se saudade do autor de muito que não viveu mas que gostava de ter vivido.
ResponderEliminarHerminio Moreira
Lido e analisado até ao infimo promenor!!
ResponderEliminar