sexta-feira, 6 de abril de 2012

1Q84 vol.2 - Haruki Murakami


Continua a saga de Aomame e Tengo, em vidas separadas que se tocam a espaços, mas ambos vivendo num mundo paralelo, num ano de 1Q84 onde duas luas pairam sobre as suas vidas.
A vida, estranha, encantadoramente misteriosa destes personagens evolui neste segundo volume para dimensões mais místicas, numa atmosfera onde a fantasia vai cada vez mais predominando sobre a realidade concreta.
Portanto, neste volume parece que Murakami levantou mesmo os pés do chão e encaminhou a narrativa para o mistério e a fantasia.
O simbolismo de determinadas situações torna-se cada vez mais fascinante; por exemplo, a forma como a lua é abordada como tema simbólico: a lua foi sempre um alvo de fascínio e uma espécie de enigma permanente para a humanidade e assume nesta obra um papel fulcral como imagem da mudança e do mistério.
No entanto, as implicações das mensagens de Murakami são bem concretas; não se trata de um afastamento total do concreto mas apenas de um derivar para a metáfora que, por vezes, torna a leitura mais trabalhosa mas ao mesmo tempo mais bela. O trabalho de descodificação por parte do leitor faz deste segundo volume um livro menos lúdico, menos divertido e muito mais sério, tais são as implicações dos temas que aborda.
Por exemplo, para ir direto ao fulcro do livro: o mundo alternativo em que vivem Tengo e Aomame parece ser uma manifestação do fracasso dos paradigmas clássicos: nem o mundo capitalista nem o socialismo evitaram a cinzentismo e o sofrimento em que vive a humanidade. 1Q84 assume assim a dimensão escatológica do inevitável referente: 1984, o famoso romance de George Orwell. AO longo da obra vai crescendo uma atmosfera de nostalgia e até mesmo de desencanto perante o mundo; uma sensação de inevitabilidade da tristeza. É este desencanto que preside à necessidade de criação de mundos alternativos, a tal ponto que chega a ser impossível distinguir o real do imaginário (“-O que significa real? Perguntou Fuka-Eri.” – pág. 241).

6 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Feliz Páscoa e boas leituras.

bjs nossos

Céu Gonçalves disse...

A nostalgia e o desalento perante o mundo, é sem dúvida o sentimento que o livro transmite.

Vale a pena ler.

Cristina Torrão disse...

Eu queria comecar com o primeiro volume, mas, ontem, na Feira do Livro do Porto, disseram-me que estava esgotado. Acabei por comprar o segundo, que era Livro do Dia. Achas que faz sentido ler este, sem ter lido o primeiro?

Unknown disse...

Não faças isso, Cristina. O segundo vem esclarecer diversos mistérios que ficam "pendurados" no primeiro. Ficarias muito confusa se começasses pelo segundo.

Cristina Torrão disse...

Obrigada pela informacao. Ficará na lista de espera, até que encontre o volume 1. Tenho muito que ler, fartei-me de gastar dinheiro na Feira ;)

Numa de Letra disse...

Acabei de o ler!

http://numadeletra.com/12276.html

Cumprimentos,
numadeletra