segunda-feira, 2 de abril de 2012

A melhor leitura de Março - 1Q84 Vol. 1

Dos nove livros lidos em Março, o destaque vai para o grande mestre japonês: Murakami, com o primeiro volume de 1Q84


Uma das maiores qualidades deste escritor é a capacidade de criar enigmas. Elementos dispersos, misturados no enredo, dão um constante tom de suspense à obra, como se fossem os grãos de milho que, no conto infantil, indicam o caminho para casa. Em Murakami, esses grãos indicam o caminho do mistério; mas são colocados com esmero, com mil cuidados ao longo da narrativa para que o prazer de ler atinja os píncaros.
Tais enigmas emergem do enredo de uma forma tão natural que o leitor os integra na realidade da narrativa, como se a fantasia se tornasse real, como se o surreal se tornasse concreto. O mistério passa assim a ser abordado com uma naturalidade tal que a mente do leitor vai construindo um todo onde deixa de ser possível desligar a fantasia da realidade. É este o mundo misterioso e encantado de Murakami.

3 comentários:

Ângelo Marques disse...

Olá Manuel,
Um "grande" livro, pena o espaço temporal entre volumes mesmo assim um escrita sublime.

Abraço

Miguel Nunes disse...

Aguardo agora feira do livro este mês para comprar ambos os volumes a um preço um pouco reduzido. É muito fácil gostar de Murakami pela valor que ele atribui às palavras de forma simples e poética =)

Entretanto Manuel, se tiver uns minutos de sobra, passe no meu novo blog onde escrevo também opiniões relativamente aos livros que leio :)

Miguel Nunes disse...

oqueoslivrosmedizem.blogspot.com

Aqui fica o link =)