quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A sondagem - Bimbys ou coisas que nos moam o juízo?


Agora sim, está fechada a sondagem. Já com um número de participantes minimamente representativo (76) conclui-se que 44 deles (57%) preferem ler nas férias livros mais reflexivos, em vez dos tão propalados “levezinhos”.
Já tivemos também aqui uma interessante discussão sobre o que se considera ser levezinho. Pode tratar-se de literatura light, literatura de cordel, literatura de casa de banho. Ou, para ser mais simpático, uma espécie de literatura Bimby, fácil de cozinhar, fácil de comer.
Mas pode tratar-se também de literatura conceituada mas com leitura fácil e agradável, como por exemplo os magníficos exemplares da literatura romântica francesa do século XIX. Seja como for, estes livros parecem ser preteridos, pelo menos pela maioria dos frequentadores deste blogue, em favor das obras que apelam mais à reflexão.

Sem qualquer pretenciosismo acho que estes números são surpreendentes; na verdade, a maioria das editoras encaram o verão como um período em que as pessoas procuram principalmente os tais “levezinhos”. Talvez não seja bem assim, afinal…

4 comentários:

Carlos Faria disse...

Confesso-me surpreendido, é o que faz termos ideias preconcebidas e no diálogo social falarmos em conformidade com isso, deixando manter ideias que talvez possam não ser tão reais quanto isso.

Unknown disse...

É verdade, Carlos. No entanto, esta amostra é pequenina. Mesmo assim, concordo contigo: às vezes convencemo-nos de determinadas "verdades" que não são tão "verdadeiras" como pensamos :)
Abraço!

Unknown disse...

Parabéns pela postagem e por todo o blog. Administro um e sei o quanto é exaustivo, mas é recompensador quando colhemos frutos. Gosto muito de visitar blogs. A troca de comentários e experiências é muito importante na blogosfera.
Estou seguindo seu. Siga o meu http//:gauchaopina.blogspot.com, se puder.
Busco novos blogs para ler, e novos blogueiros para conhecer o meu.
Espero que goste de minha humilde página. Enfim, gostei de tudo aqui, de verdade.
Até mais... Obrigado. Aguardarei um comentário seu.

Denise disse...

Olá!
Já tínhamos debatido bastante esta questão e de facto, são muitas as opiniões pré-concebidas no que respeita (particularmente) aos gostos literários.
Apesar da amostra pequenina, demonstra um resultado muito interessante!

Boas leituras!