quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dewey, o Gato que Comoveu o Mundo - Vicki Myron

É praticamente impossível não ficar enternecido logo nas primeiras páginas da leitura deste livro. Dewey é um gato abandonado a quem o pessoal de uma biblioteca dá guarida. Trata-se da biblioteca pública da pequena cidade de Spencer, no estado do Iowa, EUA. O ambiente idílico de uma cidade do interior americano, numa daquelas paisagens agrícolas que conhecemos de Hollywood, com aquelas estradas intermináveis entre extensos campos de milho, constitui o cenário perfeito para esta bela história.
Numa manhã fria de Inverno, a Directora da biblioteca, autora do livro, recolhe um gato-bebé abandonado na caixa de correio por um desconhecido e a vida na biblioteca e na cidade mudará radicalmente. Dewey torna-se rapidamente a estrela da biblioteca, protegido e mimado por todos. Ele ficará na história de Spencer, não só pela dinamização da biblioteca, atraindo crianças e adultos com as suas diabruras e habilidades mas também pela forma como contribuía para a promoção da própria cidade, até aí praticamente desconhecida.
Um início fulgurante no despertar de emoções no leitor e um final enternecedor fazem deste livro uma obra muito interessante. No entanto, pelo meio, a autora resolveu preencher a história com trechos da sua própria vida e da cidade. Estes “desvios” narrativos parecera-me excessivos porque retiram grande parte do interesse à leitura. Penso que o livro teria mais impacto se se centrasse mais na história de Dewey.
Mesmo assim, é uma leitura agradável e imprescindível para quem gostar de animais, principalmente de gatos. Note-se que o enredo é baseado numa história verídica.

Avaliação pessoal: 7,5
Enviar um comentário