sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O Homem de Sampetersburgo - Ken Follett


Comentário:
Indo diretamente ao assunto: todos os grandes autores têm obras menores e esta (daquilo que conheço) é uma das obras menores de Ken Follett. Obviamente, isto tem uma explicação: é um livro de início de carreira, escrito em 1982. No entanto, aquilo que constitui obra menor para um génio como este, seria considerado um bom livro para um escritor menor. Perante livros monumentais como a Trilogia o Século e principalmente Os Pilares da Terra, este Homem de Sampetersburgo é um livro situado num patamar bem inferior mas não deixa de ter qualidade.
Antes de mais nada convém salientar a eterna paixão de Follett pela História. Mais do que um escritor de romances históricos, ele é exemplar na forma com não se limita a buscar na História um cenário para os seus enredos mas sim na reflexão sobre grandes temas do nosso passado. Neste caso, o enquadramento é fornecido por uma época riquíssima para qualquer escritor: o início do século XX com as suas imensas intrigas políticas que haveriam de conduzir a dois acontecimentos de charneira na história do nosso mundo: a Revolução Soviética e a Primeira Guerra Mundial que agora comemora o seu primeiro centenário.
Alguma ingenuidade típica de um escritor novato fica bem patente nas coincidências mirabolantes que encontramos no enredo, bem como parentescos que se revelam de forma incrível. Estes traços novelísticos vão emergindo em crescendo ao longo da obra, deixando a dimensão histórica e historiográfica para segundo plano, o que não deixa de decepcionar o leitor minimamente conhecedor da obra deste escritor genial. Da mesma forma se desiludem os leitores que procuravam neste romance aquilo que ele prometia à partida: um livro de espionagem e de intriga política; esses traços estão lá, mas vão-se esfumando, em favor da novela.
Mesmo assim não deixam de marcar já presença aqueles que se tornariam os traços mais marcantes da escrita de Follett: uma simbiose perfeita entre História e estória, entre realidade e ficção.
Outro traço muito positivo é a seriedade e a frontalidade com que o autor traça um quadro crítico e por vezes satírico em relação ao moralismo burguês tão em voga naquela época, a que se convencionou chamar Belle Epoque mas que haveria apenas de ser o prelúdio de uma das maiores tragédias humanas da história: a Primeira Guerra Mundial.

Sinopse
1914: a Alemanha prepara-se para a guerra e os aliados constroem as suas defesas. Ambos os lados precisam da Rússia. O Duque de Walden e Winston Churchill planeiam, em total segredo, uma aliança russa mas um homem infiltra-se em Inglaterra com a intenção de deixar a sua marca na História e deixar o país a seus pés…
in  www.wook.pt

2 comentários:

São disse...

Olá, Manuel :)
Eu li este livro há uns dois anos e achei engraçado. Gostei. É verdade que só li dois do Ken Follett, este e "Noite Sobre as Águas", mas achei uma leitura agradável. Se me dizes que os outros são muito melhores, então isso é bom sinal. Tenho que investir mais neste escritor. É verdade que se nota alguma imaturidade e estou a lembrar-me, precisamente dos graus de parentesto que surgem do nada, mas gostei da leitura. De certa forma, até preferi este a "Noite Sobre as Águas", que achei muito surreal :) ... Uma coisa , de certa forma engraçada, mas que , para mim, mata completamente a credibilidade de um livro acontece quando eu estou a ler e, de repente, sem o livro ser, à partida, de teor humorístico, me começo a rir da história, das personagens e não consigo parar de rir.... Em "Noite Sobre as Águas" isso aconteceu. Neste não... Talvez um pouco, mas nada de especial :)

Abraço :)

Unknown disse...

Olá São
acho que sim, que deves investir mais neste autor. A trilogia do século é formidável mas na minha opinião,a obra prima dele é Os Pilares da Terra. Que coisa empolgante!