terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A melhor leitura de dezembro: A Sombra da Águia, de Perez-Reverte


Não foi um mês muito profícuo, com tanto trabalho de permeio. Três tristes livros, foi a conta que eu fiz, no que a livros se reporta. Três livrinhos de leitura fácil, um deles um verdadeiro "barrete" (O Braço Esquerdo de Deus), outro uma interessante experiência literária (O Príncipe da Neblina) e este Reverte que, embora com o traço de ingenuidade do início de carreira do génio espanhol, não deixa de ser uma obra interessante.
É um livro de leitura fácil, fluente e divertida, típico da primeira fase da carreira literária deste génio da literatura espanhola contemporânea. Um livro onde encontramos referencias a Tolstoi mas também uma reflexão divertida sobre a personalidade do castelhano, sempre pronto para a briga mas nem sempre com a coragem "taurina" que se lhe atribui. às vezes, fugir é sinónimo de inteligência e os personagens deste livro são verdadeiros heróis da arte de bem  desertar.

5 comentários:

Teté disse...

Nunca li nada de Perez-Reverte, embora já me tenham aconselhado a sua leitura. Mas começar por qual? Este ou outra obra mais emblemática do autor?

Bom ano e continuação de boas leituras! :)

Unknown disse...

Teté, o meu preferido é Clube Dumas.
Dos que li, os mais narrativos, com estórias mais lineares e cheias de emoção, são O Mestre de Esgrima e Limpeza de Sangue. O Clube Dumas, a meu ver é o mais completo: tem emoção quanto baste e muito mais que isso.
Há quem considere O Pintor de Batalhas como a sua obra prima mas sinceramente achei-o demasiado filosófico.

NLivros disse...

Grande amigo Manuel!

Um bom ano pah!

:)

Ah, e boas leituras.

Carla disse...

Olá Manuel
Já lês-te "O Assédio" e o "Cemitério dos barcos sem nome"?
Se sim qual aconselhas?
Quando comprei os livros deste escritor disseram-me de era do estilo de Carlos Záfon, concordas?
Desculpa estar a bombardear-te com perguntas... mas gostava de saber o que pensas sobre isto que me disseram.
Boas leituras!

Unknown disse...

Olá Leitora
eu adoro este escritor. No entanto não li nenhum dos dois livros que referes. Tenho em casa O Assédio mas ainda não lhe peguei.
O que te posso dizer é que, na minha opinião, é bastante diferente de Zafón. Ou melhor, Reverte teve uma fase na sua carreira em que os seus livros eram do mesmo estilo de Zafón: mais emocionantes, mais baseados no enredo e menos reflexivos. Mas os melhores livros de Reverte acrescentam ao suspense e à arte narrativa de Zafón uma profundidade psicológica e uma capacidade reflexiva que fazem dele um mestre.
Aconselho~te o "Clube Dumas". Se bem conheço os teus gostos, a avaliar pelo que escreves, penso que este livro é o mais adequado para ti. Mas acho que também irias gostar de "O mestre de Esgrima".
Mas poderás ver outros comentários meus às obras de Reverte no blogue se abrires a etiqueta com o nome do escritor.
Beijinhos e espero ter ajudado :)