Sinopse:
A Náusea foi o primeiro romance de Sartre e foi saudado
aquando do seu aparecimento como a revelação dum escritor de grande talento.
Através do diário diurno íntimo do protagonista, Antoine Roquentin, Sartre
retrata com um realismo digno de Maupassant a vida e os habitantes duma cidade
da província, explorando a fundo o absurdo da condição humana, tema que mais
tarde o tornaria um autor incontornável.
A aversão aos outros, o culto de um determinado tipo de
evasão solitária, o pessimismo angustiado são algumas das ideias base deste
livro, ideias essas que vieram a tornar-se fulcrais em toda a literatura
existencialista francesa.
Não há dúvidas que estamos perante uma obra de charneira
naquela corrente literária e um exercício literário único na vida deste
filósofo que um dia afirmou que “o Inferno são os outros”.
No entanto, mau grado
a dimensão filosófica da obra, ela é-nos apresentada num estilo algo poético,
que cativa por uma subjetividade por vezes pungente, dramática. Roquetin é
um homem solitário. Ou melhor, um homem que construiu a sua própria solidão, de
forma voluntária.
No período da sua vida a que o livro se refere, Roquetin é
assolado frequentemente por uma sensação de náusea que o atinge especialmente
em determinadas situações de confronto com os outros. Eles surgem quase sempre
como veículos de sofrimento. Todos exceto Anny. No entanto, na parte final do
livro, nem Anny haverá de o ajudar a ultrapassar esse sofrimento.
O que mais choca o leitor (e terá sido essa uma das
principais intenções de Sartre) é a sensação de impotência do personagem
perante o mundo que o rodeia: perante os outros e perante as coisas. Tudo serve
para subjugar Roquetin que se refugia numa profunda e irritante inação. Uma inação assumida, é certo, mas que a
espaços se confunde com o mais atroz egoísmo.
Da inação ao desprezo pelos outros vai um pequeno passo; mas
depressa Roquetin cai em contradições que talvez sejam próprias da alma humana:
despreza os outros porque eles vivem em rotinas monótonas mas ele próprio, por
outras vias, cai no mesmo tipo de rotinas, agravadas pela subjugação total da
sua personalidade. Roquetin entende que não tem qualquer obrigação de ajudar os
outros porque eles em nada servem para a sua felicidade mas fica bem patente
que Anny, que não deixa de ser um “outro”, seria a única escapatória à
desgraça.
Roquetin abomina especialmente os humanistas, considerando-os
ingénuos. No entanto, nem ele escapa à tentação de ajudar desesperadamente o
seu único amigo (o Autodidata, um humanista que ele abomina também) no momento
em que ele se encontra numa situação perigosa.
Enfim, ficamos sem saber se estas são as contradições de um
Roquetin condenado à inação ou se estas serão mesmo as contradições de todas as
almas humanas.
Goste-se ou não, concorde-se ou discorde-se, este livro foi
um duplo marco na cultura do século XX: um marco literário nas letras francesas
e um marco filosófico, num livro de charneira no existencialismo europeu.
Um livro que se lê com alguma dificuldade tal é a
profundidade psicológica e filosófica do enredo mas, ao mesmo tempo, uma obra
fascinante pela abordagem corajosa embora pessimista, profunda embora deprimida
da alma humana.
5 comentários:
Olá Manuel,
Uau! Isto sim, são boas leituras...
Gostei!
Bjs.
ao nível das ideias, dos conceitos acho este livro muito bom, já como romance, ou os dotes de Sartre como romancista evidenciados neste livro deixam muito a desejar.
tenho-me dado melhor com o Camus. há algum outro romance de Sartre que se recomende?
Olá Teresa e C.
este foi o único romance de Sartre que li. Consta que só teve algum sucesso como romancista porque a esposa, Simone de Beauvoir o ajudou a transformar uma espécie de tratado filosófico nesta obra de ficção.
Segundo um amigo meu, ele tem algumas peças de teatro interessantes. Escreveu mais 3 romances mas sem grande impacto.
Já como filósofo, foi um marco na filosofia contemporânea.
É verdade que podemos ser poços de contradições. E também é verdade que nos tornamos, muitas vezes, naquilo que abominamos. É preciso bastante conhecimento de nós próprios para evitarmos tais armadilhas.
E pronto, puseste-me filosófica ;)
Olá Cardoso
Vou acompanhando as tuas leituras, já li Sartre há muitos anos e estou tentada a lê-lo novamente...
um abraço
Gracinda melo
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