domingo, 2 de outubro de 2011

O Papa-prémios

Como podemos conferir aqui, Gonçalo M. Tavares venceu mais um prémio literário.
Não sou ninguém para questionar a justiça desta avalanche de prémios mas, num país onde vários escritores produzem continuamente obras de grande qualidade, causa-me alguma estranheza que seja sempre o mesmo autor o escolhido por estes juris (presumo que constituídos por pessoas diferentes).
É evidente que GMT é um grande escritor, mas julgo que também o são António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Valter Hugo Mãe, João Tordo, José Luís Peixoto, etc.
Será que GMT é assim tão esmagadoramente superior a estes seus colegas de ofício, ou haverá razões que a razão desconhece?

5 comentários:

Tiago M. Franco disse...

Na minha opinião GMT chegou aquele ponto em que já não necessita dos prémios para se promover, são os prémios que precisam de o ter como vencedor para poderem ter prestígio. Isso também aconteceu com Saramago nos finais dos anos 80 princípios de 90.

Moura Aveirense disse...

Eu confesso que ainda não fui "conquistada" pelo Gonçalo M. Tavares. Se calhar ainda tenho de crescer um bocadinho mais para ficar "apanhada" pelos seus livros...

Paula disse...

Quando anunciaram os "concorrentes" a este prémio, já ele figurava em destaque na notícia. Não foi a foto de Hélia Correia que colocaram, foi a de GMT...
A mim mais me parece um eremita. O Homem só é notícia para ganhar prémios. De resto nem aparece!
Nunca li nada de GMT, tenho de ler para poder opiniar sobre a escrita.

Ah, se ele não constasse dessa listinha quem teria ganho era VHM (também está muito na moda e a seguir o Peixoto...) a mim causa-me muita pena que não se dê oportunidade a outros autores! Há muitos autores bons...mas o marketing é só para alguns... ou melhor só para quem pode! E quanto mais marketing, mais divulgação...

Então se alguém famoso diz uma frase bombástica sobre um autor, pronto! Tem marketing para a vida. Olha, até vende livros na fanc em branco e por 15€

Paula disse...

O livro em branco a que me refiro é o de VHM "O filho de Mil Homens"
Eu, toda séria, a pensar: mas este livro ainda não saiu como está aqui?? Pedo nele para ler umas linhas e vejo que estava em branco! Um simples caderno de apontamentos :) por 15€ mas com a capa do livro original!
Isto quando se é famoso é assim mesmo...

Teté disse...

Ainda não li nenhum livro dele, mas de qualquer das formas também acho estranho que ganhe tantos prémios. Isto tendo em conta que os restantes também não são propriamente novatos... ;)