segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Sul. O Sombreiro - Pepetela

Pepetela regressa em grande. Este é talvez o trabalho mais elaborado e mais bem conseguido do magnífico escritor angolano que é já um motivo de orgulho da literatura que tem por pátria a Língua Portuguesa.
Livro de aventuras, ou romance histórico, ou as duas ou nenhuma das duas coisas, esta é uma obra de grande fôlego, num contexto inovador, penso que nunca antes “navegado”: Angola, no início do século XVII, quando era apenas um lugar na costa, uma colónia desprezada, mero entreposto de escravos caçados e comprados, destinado ao desumano trabalho da cultura do açúcar no Brasil, essa sim, a colónia de todos os sonhos. No entanto, era o sangue, o suor e a desgraça dos nativos de Angola que alimentavam a terra dos sonhos do outro lado do Atlântico. E Benguela, o sombreiro do sul, um sonho ainda mais vago.
Nesta obra, Pepetela leva-nos ao encontro do mundo misterioso das tribos africanas, nas suas rivalidades ancestrais, na sua luta pela sobrevivência mas também no encanto das suas tradições, dominadas por uma espécie de irmandade com a natureza que o branco nunca compreendeu nem quis compreender.
Aqui se fala dos terríveis jacas, guerreiros canibais, dos jogos de poder que envolviam os reinos do Kongo e do Ndongo, ora aliados ora rivais, conforme as conveniências e as manobras dos colonizadores.
Mas estes colonizadores estavam longe de ser agentes “civilizacionais”. Não eram mais que desterrados, condenados e refugiados, a verdadeira ralé da sociedade portuguesa. Para eles, Angola era apenas último lugar onde poderiam obter poder e dinheiro. Era assim também com o governador Cerveira, personagem central do livro: homem sem escrúpulos, impiedoso, cruel, egoísta. Para fazer fortuna não se olhava a meios; os sobas locais eram vítimas de uma estratégia traiçoeira que incentivava as lutas internas para delas obter escravos baratos ou outras fontes de riqueza. Neste sentido, esta obra é também um testemunho de como se perdeu o Império; de como se destruíram ideais de civilização que algumas mentes ingénuas alimentaram durante séculos.
E a Igreja Católica observava impávida este triste espectáculo. Impávida não… sempre se procurava tirar proveitos: neste livro, Jesuítas e Franciscanos transportam para África as suas ambições de poder e de fortuna e nem eles escapam à mesquinhez da ambição material.
A escravatura era a grande fonte de fortunas e por isso civilizar e desenvolver os negros era considerado perigoso! A política oficial considerava que qualquer desenvolvimento técnico, cultural ou até económico dos indígenas poderia colocar em perigo o medo que os portugueses deviam inspirar!
Enfim, trata-se de um livro poderoso! Um livro que nos diverte e emociona mas também uma obra que nos dá a conhecer um mundo ao mesmo tempo encantador e tenebroso. Um livro que me deixará por muito tempo na memória o encanto do amor entre o “europeizado” Carlos Rocha e a encantadora indígena Kandalu. Um amor que é um choque de culturas mas onde a natureza funciona como semente de eternidade.
Avaliação pessoal: 9/10

8 comentários:

NLivros disse...

Boas!

Ainda ontem estive com esse livro na mão e nem o achei caro.

Fiquei convencido!

Um abraço!

Unknown disse...

Sim, está a um bom preço: cerca de 15 euros. Tratando-se de um livro de quase 400 páginas, não é caro. E é bom!

Teté disse...

Já tinha decidido ler este livro, mas esta crítica ainda aguçou mais o apetite! :)

Continuação de boas leituras!

Céu Gonçalves disse...

Pepetela!

A escrita rica em metáfora...

Gostei muito do "Mayombe"

Não gostei muito do "Contos de Morte"

Unknown disse...

Mayombe? Não conheço mas vou informar-me.

Céu Gonçalves disse...

Mayombe. Escrito em Cabinda em 1970.
Pepetela narra a "história imediata" de Angola.

(O resumo fica a seu cargo... caso goste do livro)

Pedro Barros disse...

Caro Manuel Cardoso:

Gosto muito de toda e qualquer obra de Pepetela. No entanto ainda não consegui passar da página 100, e já lá vão 6meses. Talvez por ser algo a que Pepetela não nos tenha habituado. Ainda assim, farei um último esforço para ler.

E falta a sua opinião de "O Planalto e a Estepe"

Unknown disse...

Olá Pedro
eu acho que devias mesmo desistir. Eu acho que a leitura deve ser diversão, não obrigação. Eu também já abandonei livros de grandes escritores. Normalemnte faço o teste da página 50: até aí eu forço um pouco mas se chegar à pag 50 e não gostar, abandono mesmo.
Não comentei esse livro porque ainda não li :)
Mas já está na lista de espera :)
Abraço