quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A melhor leitura do mês - Setembro

Dos dez livros lidos neste mês, houve de tudo; desde um barrete chamado O Toque da Morte, até uma descoberta sensacional que foi O Físico, passando por uma pequena maravilha de oração em forma de livro (Morreste-me), uma fantasia encantadora (A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho) e dois Auster's antiguinhos e magníficos.
Na hora de escolher o melhor, desta vez, não tive dúvidas: o eleito é O Físico, pela profundidade e fidelidade da abordagem histórica bem acompanhada por uma narrrativa apaixonante. Um livro cheio de conhecimento mas também de criatividade.
9.5 pontos (em 10) para Noah Gordon, logo seguidos dos dois livros de Paul Auster: Palácio da Lua e Da Mão Para a Boca. Auster é, na minha opinião, o génio mais consistente da literatura contemporânea: um autor que nunca escreveu um verdadeiro clássico mas seguramente será incapaz de alguma vez escrever um mau livro; nem sequer um livro apenas bom :)

7 comentários:

cris disse...

Também já o li e adorei.
***** estrelas!
Boas leituras!

cris disse...

Já agora: como é que consegue ler tantos livros por mês?
Um abraço e continue assim...

Paula disse...

Esta foi uma das melhores leituras que fiz este ano. Simplesmente genial!

Anónimo disse...

Pena as traduções para português deixarem um pouco a desejar... a começar logo pelo título. the physician não quer dizer físico :) Mas um excelente livro sem dúvidas.

Unknown disse...

A explicação é muito simples, caro anónimo: um dos significados de physician é médico; ora, no português arcaico não se usava esse termo. O especialista no tratamento de doenças era o "Físico" que, na altura, equivalia de facto ao termo que se usava na lingua inglesa.
Ou seja, se o tradutor tivesse optado por um título como "O Médico" estaria a cometer um grave anacronismo.
Mas foi interessante ter feito essa observação. Obrigado e volte sempre :)

Unknown disse...

Olá Manuel. Gostei muito do teu blog e acabei de adicioná-lo nos meus favoritos para pegar algumas dicas.

Realmente O livro "O Físico" de noah gordon é maravilhoso e juntamente com romance Exodus de Leon Uris são os livros da minha vida. São duas sagas maravilhosas que eu indico até para aqueles que não gostam de leitura.
Abraço e parabéns.

Unknown disse...

Olá Marcos
obrigado pelas suas palavras.
Vou informar-me sobre Exodus de Leon Uris.
Um abraço e benvindo.