sexta-feira, 15 de abril de 2011

O melhor esritor português da actualidade

Está encerrada a votação para o melhor escritor português da actualidade. É claro que isto é apenas uma brincadeira sem qualquer pretensão. Mas este resultado vem confirmar que José Rodrigues dos Santos é um caso sério na literatura portuguesa, ao ponto de deixar em segundo lugar, em igualdade, três grandes nomes: Lobo Antunes, José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares. Se não estou em erro, Rodrigues dos Santos é o escritor português que mais vendeu nos últimos anos. Curiosamente é o único desta lista que eu ainda não li. Agora não tenho desculpa :)

Obviamente, a lista que coloquei era muito reduzida, o que levou a um elevado número de votos na opção “outros”; nada menos que 9 votos. De facto, numa próxima oportunidade colocarei uma lista mais completa porque (culpa minha) faltavam aqui excelentes escritores como Lídia Jorge, Tiago Rebelo, Manuel Alegre, David Soares, Paulo Alexandre e Castro, Miguel Almeida, Afonso Cruz, Cristina Torrão, etc.
Imagem retirada daqui.

10 comentários:

Miguel Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sr.
Haja descontracção! As brincadeiras não são para ser levadas a sério. Nem sequer este blogue, que não passa de uma brincadeira minha :)

N. Martins disse...

Ando mesmo distraída, não reparei que estava a decorrer uma sondagem! Se tivesse reparado teria votado no João Tordo. Gosto muito deste senhor! :)
Quanto ao JRS, não sei se vale a pena perderes muito tempo com ele e, se o fizeres, escolhe um que não tenha o Tomás Noronha... ;)

Unknown disse...

Olá N.
Eu li há pouco tempo João Tordo e adorei.
Votei no José Luís Peixoto; mas acho que o Tordo e o Valter Hugo Mãe são valores já consagrados. Para não falar no "eterno" Lobo Antunes.
Por outras palavras, a ficção portuguesa está de saúde e recomenda-se :)

Anónimo disse...

Do José Rodrigues dos Santos li "A vida num sopro" e achei muito interessante.
Enfim, gostos são gostos e temos que respeitar.

Um abraço
Isabel

( Dei conta da sondagem, mas nem cheguei a votar )

Paula disse...

Ainda não li nada de JRS, mas quero ler "A Filha do Capitão".
Quanto a ser bom ou "mau" isto é subjectivo! Cada leitor avalia a leitura com os seus gostos e estes têm de ser, obviamente, diferentes de pessoa para pessoa.
Mas teria de ser uma brincadeira porquê? Ou temos todos de gostar Lobo Antunes? Se o povo Português anda a ler, isto já é muito bom! Ler é fundamental e nem todos têm de ler o mesmo como eu já referi! O que me assusta são comentários destes!

Paula disse...

Quando digo "destes" refiro-me obviamente ao primeiro comentário deixado aqui no blogue.

Unknown disse...

Olá Paula
Eu prefiro levar isto na brincadeira. Afinal estamos em Portugal, um país de brincadeira.
Há muitos anos atrás havia uma coisa chamada Index que proibia uma série de livros. Como agora não há, eu vou ler Rodrigues dos Santos. Depois darei a minha opinião. E mesmo que venha a detestar, nunca achincalharei quem gosta.

Hugo disse...

Antes de mais, deixe-me dar-lhe os parabéns, Manuel, pelo seu blog. É um espaço muito agradável, que visito com regularidade, apesar de nunca ter feito qualquer comentário. Dizer ainda que aprecio bastante as análises que faz das suas leituras. Relativamente ao inquérito, apesar do meu voto ter recaído em João Tordo, não desgosto do vencedor. Como você disse, Rodrigues dos Santos é o escritor mais lido da actualidade e esse facto poderá ter pesado na votação. Se me permite a sugestão, indicar-lhe-ia os livros "A filha do capitão" e "A vida num sopro" como futuras leituras deste autor.

Unknown disse...

Olá Hugo
obrigado pelas suas palavras.
Eu estou bastante entusiasmado com a ficção portuguesa actual. João Tordo foi uma das minhas mais recentes descobertas. é muito bom, mesmo.