terça-feira, 17 de maio de 2011

Lendo Tchekhov

Anton Tchekhov é considerado por muitos críticos como o melhor contista de sempre. Aliás este romance (A Estepe) não é mais que um conto um pouco mais extenso.
Seja como for, conto, novela ou romance é uma excelente obra literária. Tchekhov não ficou nas primairas páginas da grande literatura russa, de Tolstoi (que o influenciou nitidamente neste livro), de Gorki ou Dostoievski. Mas anda lá perto.
A sua escrita é marcadamente realista, com forte crítica política e social, como é apanágio dos escritores deste período (finais do século XIX). Aliás foi uma das épocas mais dramáticas da história desse grande país, no estretor do Império dos Czares que tão dramaticamente desembocaria na revolução de 1917.
Para além de ser uma obra de fácil leitura, este livro pode funcionar também como uma preparação muito eficaz para ler Gorki ou Tolstoi. Digamos que tem um alto valor pedagógico.
Amanhã opinião completa neste blogue.
Imagem retirada de um magnífico blogue brasileiro que descobri agora mesmo. Chama-se Panorama e o link  é este: http://panorama-direitoliteratura.blogspot.com/

5 comentários:

Unknown disse...

Também estou neste momento a ler "A Estepe" de Tchekhov e estou a gostar bastante. Também partilho da opinião que Tchekhov é um dos maiores escritores de contos, não só da Rússia mas também do resto do mundo, gosta da sua visão crítica da sociedade e da sua escrita fluente. Um dos meus livros preferidos dele é "A Minha Mulher" que também falei no meu blog. (http://oqueeuleio.blogspot.com/2008/12/minha-mulher-anton-tchekov.html)
Nuno

Unknown disse...

Gostei do teu comentário ao "A Minha Mulher". Já está na minha lista.
A minha paixão pela literatura russa é incontornável :)

NLivros disse...

Para mim, a escola russa é, de longe, a mais completa e a mais abrangente.

Manuel Alberto Vieira disse...

Deixarei sempre um conto de Tchéhkov por ler porque não quero morrer sabedor de todas coisas. Tenho uma vaga memória de em tempos ter escrito algo semelhante.
Tudo isto para dizer que é com satisfação que vejo esta homenagem ao (meu) mestre maior do conto.

Abraço,
MAV

Unknown disse...

"Deixarei sempre um conto de Tchéhkov por ler porque não quero morrer sabedor de todas coisas."
Gostei, MAV. Para mim, os contos de Tchekhov ainda constituem um mundo por explorar. Mas vou fazê-lo.