terça-feira, 17 de maio de 2011

Lendo Tchekhov

Anton Tchekhov é considerado por muitos críticos como o melhor contista de sempre. Aliás este romance (A Estepe) não é mais que um conto um pouco mais extenso.
Seja como for, conto, novela ou romance é uma excelente obra literária. Tchekhov não ficou nas primairas páginas da grande literatura russa, de Tolstoi (que o influenciou nitidamente neste livro), de Gorki ou Dostoievski. Mas anda lá perto.
A sua escrita é marcadamente realista, com forte crítica política e social, como é apanágio dos escritores deste período (finais do século XIX). Aliás foi uma das épocas mais dramáticas da história desse grande país, no estretor do Império dos Czares que tão dramaticamente desembocaria na revolução de 1917.
Para além de ser uma obra de fácil leitura, este livro pode funcionar também como uma preparação muito eficaz para ler Gorki ou Tolstoi. Digamos que tem um alto valor pedagógico.
Amanhã opinião completa neste blogue.
Imagem retirada de um magnífico blogue brasileiro que descobri agora mesmo. Chama-se Panorama e o link  é este: http://panorama-direitoliteratura.blogspot.com/
Enviar um comentário