segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lendo Howard Jacobson - A Questão Finkler

O Man Booker Prize é talvez o prémio literário mais prestigiado do mundo. Já foram distinguidos autores como Adiga, com O Tigre Branco, Yann Martel, com esse fabuloso A Vida de Pi, Coetzee, com Desgraça e Ondaatje, com o Paciente Inglês, só para referir livros já comentados neste blogue.
Em 2010 o vencedor foi este livro de Howard Jacobson.
Foi por esse motivo que empreendi esta leitura. E está a revelar-se fascinante!
A Questão Finkler é a verdadeira arte de brincar com coisas sérias. A questão judaica vista através da vida de um homem que não é judeu mas quer ser judeu, por oposição a um outro que, sendo judeu, detesta os judeus.
Estou a meio do livro e posso garantir que é um daqueles livros que não nos deixa tranquilos enquanto não acabamos. Pelo meio vamos rindo e pensando. Que mais se pode pedir a um livro?

5 comentários:

NLivros disse...

Olá Manuel!

Ando mortinho para ler esse livro.

Ainda tinha esperanças que o mesmo fosse "Livro do Dia" num dia na Feira do Livro, mas não está previsto.

Pena, mas fico ansiosamente a aguardar a tua opinião.

Um abraço!

Só Manuel disse...

Olá Iceman
conhecendo os teus gostos, tenho a certeza que vais gostar.
Mesmo não sendo o Livro do Dia, olha que não está caro, em comparação com outros. Na FNAC custou cerca de 15.80 (17.60 menos 10% com cartão de cliente)
Um abraço

Fabio G. Bensoussan disse...

Li a versão Kindle e comentei no meu http://bilbiotecadofabio.blogspot.com. Deve sair no Brasil este ano pela Bertrand Brasil. Achei-o bastante divertido, com um gentio que quer ser judeu, e me lembrei imediatamente de Coleman Silk, de Philip Roth (A Marca Humana). No entanto, Silk é mais bem sucedido (tudo bem, ele morre... mas construiu toda uma carreira acadêmica e uma reputação como intelectual judeu, apesar de ser, na verdade, um negro). De qualquer forma, aguardarei seus comentários. Abraço, Fabio

dona da estante disse...

Eu gostei imenso da Questão Finkler. O meu exemplar encontra-se para venda aqui:

http://mudardeestante.blogspot.com/

Numa de Letra disse...

Acabadinho de ler...


http://numadeletra.com/17407.html