segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os antepassados dos smiles?

Mário de Carvalho, no magnífico livro de contos “O Homem do Turbante Verde”, tem uma nota muito curiosa sobre o uso da pontuação. Diz ele que aos autores “não lhes está vedado, até, inventar sinais de pontuação, como fez Sterne e aqueloutro escritor, de que não me recordo agora o nome, que criou o ponto de indignação.”
Ora eu resolvi ir à procura do tal ponto de indignação e respectivo dono. E… achei!
Trata-se de escritor francês chamado Hervé Bazin, no seu livro “Arrancam o Pássaro” (1966) que criou vários sinais de pontuação.
No entanto, o referido “ponto de indignação” terá sido criado muito antes, em finais do século XIX, pelo poeta francês Alcanter de Brahm.
Aqui ficam os sinais ortográficos a que se referia Mário de Carvalho:
Informação compilada do blogue PHOTUSFACTUS.

3 comentários:

Luiz Neves de Castro disse...

Oi Manuel, de há muito sou fã de seu blog e de suas bem elaboradas resenhas. Fiquei surpreso e honrado com sua visita e comentário no post sobre Arnaldo Antunes. Só tenho a concordar com você. Sem sombra de dúvidas, Arnaldo Antunes é um gênio da cultura pop brasileira.
Um fraterno abraço da Bahia.

Unknown disse...

Saravá, Luiz :)

Duarte disse...

Mário de Carvalho é um exímio conhecedor de literatura, a minha nada me admira nas revelações que faz, e já agora, convido a ler a sua auto-entrevista: http://www.pnetliteratura.pt/cronica.asp?id=3283

Quanto aos sinais, foi deliciosa a partilha. Grato!