sexta-feira, 4 de março de 2011

Os Filmes da Minha Vida

“As Asas do Desejo”, de Wim Wenders.


O primeiro filme que me marcou, na idade das borbulhas, foi este filme alemão, que já procurei por todo o lado em DVD e não encontrei. Recordo-o como um filme extremamente poético e além dessa memória vaga, apenas me resta a certeza de ter adorado o filme. Restam também dois trechos no Youtube:

O trailler:



E esta monumental declaração de amor:





“Amadeus”, de Milos Forman

Também nos anos 80, vi e deliciei-me com esta maravilha. Um filme portentoso que explora da melhor maneira o génio musical e a vida atribulada de Mozart:




Cinema Paraíso

Este filme é um marco na minha vida. Por todos os motivos e também pelos que são apenas meus. Um filme que não consigo descrever por palavras vulgares:




A Vida é Bela, de Roberto Benigni

Nunca ninguém imaginou como possível que se contasse a história do Holocausto num filme cómico. Trata-se de um filme genial porque consegue contar uma história trágica, mantendo um sorriso. Um filme sobre uma catástrofe monstruosa e que é, ao mesmo tempo, um sopro de esperança e um motivo para manter o sorriso. É aí que reside a sua genialidade.





Bom dia Vietnam

Outra tragédia, outra comédia. Agora com uma intepretação monumental de Robin Williams. Inesquecível!




A Vida de Brian

Este filme é, para mim, a melhor comédia de todos os tempos. Um filme divertidíssimo sobre um assunto muito sério. Dos inesquecíveis Monty Python:





Feios, Porcos e Maus

Mais uma comédia, esta no impagável estilo realista italiano, de mestre Ettore Scola: a pobreza, a miséria extrema, a injustiça… e um sorriso sarcástico.





O Nome da Rosa

Na minha opinião, o livro de Umberto Eco é um dos melhores romances históricos da literatura mundial. E o filme, de Jean-Jacques Annaud, com Sean Connery, é o único caso que recordo em que gostei ainda mais do filme que do livro. Acho que isto diz tudo.





O Fantasma da Ópera

Este filme de Joel Schumacher foi, para mim, uma descoberta recente. Fiquei literalmente apaixonado por esta maravilha. Pela música, pelo encanto da cantora, pelo enredo, pela beleza em geral…





Outros filmes que adorei: Magnólia, Gandhi, Os Amigos de Alex, O Fabuloso destino de Amelie, Zorba o Grego, O Exorcista, o Carteiro de Pablo Neruda, Che…

6 comentários:

Unknown disse...

Boa escolha de filmes, também fazem parte da minha lista de filmes preferidos, mas em relação ao "Asas Do Desejo" de Wim Wenders, à pouco tempo comprei na Fnac (Chiado) um dvd de uma nova edição do filme, de certeza se procurares bem numa Fnac ou mesmo que não haja se encomendares de certeza que eles arranjam.

WhiteLady3 disse...

Partilho quase todas as escolhas, as únicas que não partilho deve-se apenas ao facto de ainda não os ter visto, algo imperdoável pois vejo-os a serem aclamados por muitos. :)

Anónimo disse...

A minha alegria!
A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da terra
Será que eu serei o dono desta festa
Um rei
No meio de uma gente tão modesta
Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar
Levei o meu samba pra mãe de santo rezar
Contra o mal olhado eu carrego o meu patuá
Eu levei!
Levei o meu samba pra mãe de santo rezar
Contra o mal olhado eu carrego o meu patuá
Eu levei!
Acredito
Acredito ser o mais valente nessa luta do rochedo com o mar
E com o ar!
É hoje o dia da alegria
É a tristeza, nem pode pensar em chegar
Diga espelho meu!
Diga espelho meu
Se há na avenida alguém mais feliz que eu
Diga espelho meu
Se há na avenida alguém mais feliz que eu

(UNIÃO ILHA
Enredo: É Hoje - 1981
Compositores: Didi/Mestrinho)


Bom Carnaval pro cê!

Bjs.

Anónimo disse...

Boa selecção.Já vi sete ou oito deles e alguns também adorei.O cinema paraíso, A vida é bela, adorei O carteiro de Pablo Neruda e o Destino de Amelie. As asas do desejo, nunca vi.Fiquei com vontade de ver.Se o vir à venda hei-de comprá-lo.
Acho que não era capaz de fazer assim uma selecção tão segura.Tanto filme que já vi.Lembro-me de outros dois que gostei imenso: O encantador de cavalos e África minha.
Também vi recentemente Amarcord e Dos homens e dos Deuses de que gostei imenso.
Há bom cinema.
interessante este post.
Isabel

Unknown disse...

Olá Pipas
que grande notícia me deste! Acabo de confirmar no site da Fnac. Está disponível no site e não nas lojas.
Um abraço e obrigado.

WhiteLady3 De certeza que há grandes filmes que eu não vi, mas estes, como se diz na minha terra, "encheram-me as medidas" :)

Fátima, obrigado por essa poesia bem quente :)
E Bom Carnaval "pró cê" também :) - que inveja desse calor aí :)

Isabel, não é uma lista tão segura quanto isso. Pensei pouco tempo nessa lista e de certeza me esqueci de alguns. Um deles é África Minha, outro é um português que adorei: o Ensaio Sobre a Cegueira, do Fernando Meirelles, sobre o livro do meu querido Saramago.
Abraços a todos e bom fim de semana

Teresa Fidalgo disse...

Manuel,

Subscrevo!

Um abraço