domingo, 10 de julho de 2011

Escritores ou escrevedores? Ou nem isso?

Como se explica que livros escritos por jogadores de futebol, treinadores, ou outros VIP’s sejam êxitos de vendas, mesmo quando essas pessoas não sabem sequer falar em português correcto? Só me ocorrem duas respostas. Ou melhor, uma resposta com duas explicações: não são eles que os escrevem e não é pelo conteúdo que os livros vendem. O certo é que as pessoas compram… porquê, então? Não sei; só sei que há incompetências que são premiadas. Mas acreditem que isto não me irrita nada; inspira-me, isso sim, uma certa piedade para com aqueles “inocentes” que embarcam em maroteiras destas. E, por outro lado, ler é sempre bom, seja de que forma for.
Estes fenómenos, infelizmente, não se restringem à literatura; há cada vez mais “escritores” que não sabem escrever mas todos vemos, cada vez mais, políticos que não sabem governar, jornalistas que não sabem contar a verdade, jogadores de futebol que não jogam nada, magistrados que maltratam a justiça, etc. etc.
Enfim, é o mundo moderno; o mundo em que interessa menos a competência do que a imagem.

10 comentários:

Kézia Lôbo disse...

SUper mordaz... mas pura realidade, atualmente a imagem é que conta mais, ate pq as pessoas parecem que nao sabem diferenciar o que é bom...
Muito bom o post

Livrosgosto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Chaves disse...

É bem verdade que toda a gente precisa de (sobre)viver, mas o que não consigo perceber é como é que estes "livros" estão no top? ele há gostos para tudo e o certo é que eles têm compradores, assim de repente vêm-me á cabeça um livro de um "tal" "El Português" que tu ao chamares de maroteira foste muito simpático eu terlhe-ia chamado outra coisa! mas enfim... é um livro não é, vamos á por esta cambada a ler pá!

P.S. gosto deste novo template (mais que o outro).
Um Abraço Manuel.

Hugo disse...

Infelizmente é esta a sociedade que temos. São cada vez mais as pessoas sem sentido crítico, sem valores e sem pensamento próprio.
Penso que este é o ponto fulcral da questão.
Não condeno aqueles que em duas palavras dão três erros e estão no top de vendas de livros ou os manequins que pela imagem e sem talento fazem furor como actores e cantores. Aproveitam todas as oportunidades para ganhar dinheiro, subir na vida ter sucesso. Somos nós, enquanto sociedade, que os colocamos no topo, são o sucesso que são pela nossa falta de sentido crítico.
Quando a imagem e a incompetência não vender e, ao invés, a qualidade e o mérito forem reconhecidos, aí sim teremos uma melhor qualidade de escritores, músicos, actores, políticos, uma melhor qualidade de profissionais, e sem dúvida um melhor país.

SEVE disse...

Futebolistas? pensam com os pés, como disse há anos um grande técnico (de futebol) deste país. Não sabem escrever? Charters deles...
Já viram algum jogador de futebol a ler um livro?analfabetos do mais puro calibre!

Unknown disse...

Kézia, esse é um grande problema: o culto da imagem. E por vezes esse culto provoca situações tão ridiculas!
Nuno, eu até acho piada ao Futre; acho que aquilo foi de uma inocência aterradora :) Mas uma coisa é rirmos da inocência do homem, outra coisa é gastar dinheiro num livro daqueles.
Eu também acho que o outro template era muito tristonho; este é a coisa mais simples que existe. Por isso gosto.
Hugo, é isos mesmo: falta de sentido crítico. Eu até me arrepio quando vejo o tipo de programas de TV que têm mais audiência, os livros que vendem mais, os jornais que vendem mais, etc. Mas, por um lado vivemos em democracia e por isso tenho de aceitar (eu gosto do amarelo e não acho piada que me critiquem por isso) e por outro lado, mais vale ler parvoíces que não ler nada.
SEVE
completamente de acordo! Enquanto são jovens baldam-se para a escola e quando são adultos cultivam o cascalho que vão metendo na cabeça.

Um abraço a todos

Paula disse...

Entendo o que dizes e o que todos disseram nos comentários, no entanto cabe a cada um escolher de acordo com os seus gostos e temos de respeitar...

Paula disse...

Acho que vou ler "El Português" para poder opinar como deve ser :P

Denise disse...

Tenho estado a ler, atentamente, o teu blog, e sempre a ponderar deixar um comentário a partilhar o quanto bom está, além de enfatizar a escolha fantástica de livros que contém. Ao deparar-me com este post, tive mesmo de parar e escrever para concordar TOTALMENTE com essa triste e cruel realidade. É chocante entrar numa livraria e perceber que a possibilidade que é dada à criação de livros instantâneos, nascidos e criados à velocidade das vontades mais estranhas, não deixa apenas de me chocar, como de me entristecer... No meio de toda essa realidade de incompetências, alegra-me a possibilidade que ainda nos resta de saber escolher: a mente, o coração e a mão que pega no livro certo, na estante certa! ;)

Muitos parabéns pelo blog!

Visita!
http://ler-te-ver-te.blogspot.pt/

Unknown disse...

Bom vinda, Denise.
Esse é um dos motivos pelos quais tento expendir ao máximo o nosso mundo virtual de "viciados nos livros" Temos de ser nós a divulgar a boa literatura :)