quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os escritores e a fama (in Viajar Pela Leitura)

A minha experiência no Destante leva-me a concordar em absoluto com o tópico publicado hoje no Viajar Pela Leitura e do qual copio, com a devida vénia, estas palavras:
"Quantos de nós já enviamos mails a autores a solicitar algo, como uma simples entrevista ou uma simples partilha de opinião de um livro lido? Mails estes que, muitas vezes, foram ignorados e no caso das entrevistas as repostas em questão (quando as dão),“variam” entre a falta de tempo e a falta de tempo! Verificamos assim que o tempo é uma constante no que respeita à desculpa. Felizmente, a NÓS LEITORES não nos falta tempo para ler os livros que fazem subir estes mesmos autores no top das livrarias!"
(...)
"Depois é vê-los aparecerem na televisão e dizerem que se sentem realizados quando recebem mails dos seus leitores falando dos seus livros! Pena é que depois (alguns) não o saibam retribuir devidamente."
Ler mais aqui.

2 comentários:

NLivros disse...

Boas.

É um facto e noto que isso acontece com autores, pelo menos no meu caso, que se julgam bons e não têm noção da trampa que escrevem.

O último exemplo aconteceu-me com o pesudo-escritor Júlio Magalhães. Depois de ler o seu penúltimo livro, o ano passado, e estando eu indignado com tamanha falta de qualidade, solicitei-lhe uma entrevista que enviei pela editora, porque a vedeta não quis dar o email. A entrevista nem estava muito forte, mas, em todo o caso, ainda hoje estou a aguardar a resposta.

Mas depois outros há, que respondem aos emails e até casos que há posteriores trocas de correspondência.

Unknown disse...

Olá Iceman
Nesse caso juntam-se duas coisas: a vaidade natural que é visível nesse jornalista/vedeta e o caso, idêntico a tantos outros que não vendem pela qualidade mas por serem conhecidos noutros meios.