sábado, 6 de agosto de 2011

A Pequena Abelha - Chris Cleave

A literatura africana está de parabéns, com este novo génio natural dos Camarões chamado Chris Cleave.
Soberbo! Magnífico! O terceiro melhor livro que li neste ano, só superado por “Por favor não matem a cotovia” e “Crónica do pássaro de corda”.
Este livro tem tudo o que caracteriza uma obra-prima. Só não o é por, em determinados momentos cair em certos clichés literários.
Abelhinha (que só no título é nomeada como Pequena Abelha) é uma refugiada nigeriana em Londres; na Nigéria ela experimentou as piores humilhações e o maior sofrimento; mas na Inglaterra os tormentos foram outros; diferentes mas não menores. A burocracia, a rigidez dos costumes e, acima de tudo, o preconceito contra os estrangeiros fizeram da vida de Abelhinha em Inglaterra um novo tormento.
Sarah é uma inglesa de classe média com tudo o que uma cidadã desse estatuto costuma ter num país civilizado: filho, marido, amante e um emprego razoável. Mas nem por isso a sua vida é pacífica; quando não temos problemas de sobrevivência, podemos dar-nos ao luxo de arranjar problemas sentimentais. Para fugir a esses problemas, Sarah e o marido resolveram passar umas férias na Nigéria. Aí conheceram Abelhinha mas a vida do pacato casal britânico sofreria um golpe tão rude que nunca mais se conseguirá recompor.
Um certo humor, construído a partir da ingenuidade da alma africana, dá um pouco de leveza a esta estória, absolutamente triste. O elemento feminino, sofredor e sensível é claramente colocado em oposição ao masculino, egoísta e violento. Na Europa como na África, o homem procura impor o seu poder. Os ingleses, civilizados, apenas escondem a violência em subterfúgios, em aparências; o quem África se faz com catanas e espingardas, em Inglaterra faz-se com computadores e papéis.
Há neste livro ideais a aspectos simbólicos verdadeiramente geniais. Apenas alguns exemplos: No centro de detenção, Abelhinha reflecte, perante as marcas de sofrimento que as suas colegas exibiam: “uma cicatriz não se forma naqueles que estão a morrer. Uma cicatriz significa “eu sobrevivi”. Uma rapariga que acompanha Abelhinha nesse centro transporta um saco de plástico cheio de amarelo. Aos nossos olhos seria um saco vazio e inútil. Mas quem perdeu tudo transposta sempre algo. Nem que seja a esperança; a cor viva da esperança ou de uma réstia de alegria…
Um dia, Oscar Wilde afirmou que só a beleza pode salvar o mundo. Assim descontextualizada, esta frase torna-se vaga. Mas Abelhinha faz-nos compreender Wilde quando afirma: “ninguém gosta de ninguém mas todos gostam dos U2”. A música, a arte, a beleza, são raios de sol neste mundo a que chamam global mas onde as atrocidades persistem.
E o final do livro é outro raio de sol. A maldade persiste; a infelicidade não desaparece mas há as crianças; e com elas a esperança e a beleza nunca morrerão.
 Avaliação Pessoal: 9.5/10

8 comentários:

Célia disse...

Também gostei muito deste livro, certamente que fará parte do meu Top 10 deste ano :)
Tinha ideia que o escritor era inglês...

Paula disse...

Parabéns pelo teu comentário Manuel!!
Também adorei este livro e também ele fará parte do meu top 10 :)

Unknown disse...

Ainda bem que concordam comigo; com a vossa opinião, já fico convencido que o meu comentário não resulta de uma impressão pessoal.
Célia, eu acho que é camaronês, mas vou averiguar.

Unknown disse...

Segundo o site da ASA nasceu nos Camarões.
Segundo a Wikipedia nasceu em Londres e cresceu nos Camarões.
Seja como for, é britânico.
Tenho de modificar o post.
Obrigado pela dica, Célia.

Anónimo disse...

Olá!
Nunca li nada deste escritor, nem nunca tinha ouvido falar, fiquei curiosa.
Vai ser a minha próxima aquisição.
Obrigada.
Natália

Unknown disse...

eu também não conhecia. É FABULOSO! Para mim foi uma das maiores surpresas do ano!

Anónimo disse...

Cleave nasceu em Londres, foi criado em Camarões.

Anónimo disse...

FUI ILUDIDO PELA RESENHA.
O LIVRO É RUIMMM DE +++ MAIS
O FINAL QUE BARULHEIRA E QUE BAGUNDA MAIS SEM PE NEM CABEÇA.

RUIM DEMAIS

NOTA ZEROOOO

ALEXANDRE ALMEIDA