sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Humberto Delgado, Sem Medo


Um intervalo nos livros para lembrar os 50 anos que hoje se completam sobre a morte de uma das personagens mais importantes da História de Portugal.
O General Sem Medo, Humberto Delgado disse um dia que se ganhasse as eleições, obviamente, demitia Salazar. Pagou a ousadia com a própria vida mas escreveu assim a primeira página do caminho do país para a Liberdade.
Candidato às eleições para Presidente da República, perdeu para Américo Tomás num ato eleitoral marcado, mais uma vez pela fraude generalizada. Mas a vingança do decrépito ditador nem por isso se fez esperar e Delgado foi cruelmente assassinado pela PIDE.
Ficou a memória do herói e a vergonha de um ditador idiota, morto no tempo e agarrado ao poder, mesmo à custa do sacrifício de todo um povo. 
No entanto, a História acaba sempre por ser a última justiceira e para sempre ficará a imagem de um General que foi herói e mártir, face a um ditador dominado pelo ódio e pelos fantasmas que o atormentavam…

4 comentários:

Cristina Torrão disse...

É uma pena não haver, pelo menos, um romance sobre este homem.

Cristina Torrão disse...

Este é por me ter esquecido de subscrever por mail ;)

Unknown disse...

Dava sem dúvida um belo romance, embora com final muito infeliz.

Cristina Torrão disse...

Li hoje, por acaso, que existe um filme sobre o seu assassinato: "Operação Outono", de Bruno de Almeida. Não sabia. São as desvantagens de morar fora de Portugal...