segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Milagre de São Francisco - John Steinbeck


Este livro é uma pérola. 


Numa edição muito pouco divulgada, saída há uns anos, restou nas profundezas mais remotas das minhas estantes este livrinho pequeno, pobre a abandonado. Em boa hora me veio parar às mãos porque foi uma das melhores surpresas dos últimos tempos. É um livro para sorrir, rir e deixar correr um rio de emoções.
Evidentemente, Jonh Steinbeck é um dos melhores escritores de todos os tempos. No entanto, a sua genialidade é reconhecida, acima de tudo, pela magnífica obra-prima que é As Vinhas da Ira e, um pouco mais em segundo plano, A Leste do Paraíso e Ratos e Homens. O que eu não imaginava sequer é que este livro, que foi o seu primeiro sucesso fosse uma obra tão bela. Tortilla Flatt no título original e “Boêmios Errantes” na tradução brasileira, é um livro singelo, simples e de uma beleza extraordinária, tanto ao nível do estilo como, principalmente, da mensagem que transmite.
É a história de um grupo de amigos, sem eira nem beira, heróis errantes que, viciados no vinho, procuram viver sem amarras, sem a escravatura do trabalho, do dinheiro ou do amor e de todas as outras coisas que nos aprisionam a todos nós, homens “normais” do mundo dito civilizado. Eles são vagabundos miseráveis aos olhos dos outros mas donos dos seus destinos.
Danny e os seus amigos são livres; nada os oprime; nada podem perder porque nada têm.
Acima de tudo, este livro é um verdadeiro hino à amizade. Vivem de pequenos roubos, que sempre se justificam moralmente, pois a desigualdade deixa sempre uma pequena margem para que se possa fazer justiça ao mesmo tempo que se garante a sobrevivência. Além disso há a solidariedade, essa palavra mágica que só os pobres e oprimidos entendem.
Steinbeck escreveu este livro em 1935, época em que o capitalismo esbarrava na triste realidade da grande depressão e as injustiças vinham todas ao de cima. Estes amigos de Danny contrariam toda a lógica do sistema capitalista: eles recusam o dinheiro (que só serve para comprar vinho e, mesmo assim, trocam-no muitas vezes por outros bens) e recusam mesmo o conceito universal de trabalho “honesto”. Esta conceção do trabalho foi sem dúvida buscada por Steinbeck nas ideias socialistas e encara o trabalho remunerado como uma forma de escravização ou alienação do ser humano. É por isso que os amigos de Danny só se realizam na liberdade de não trabalhar, não ganhar dinheiro, não pactuar com os ideais da sociedade burguesa.
É, enfim, um livro que se lê com um tremendo envolvimento emocional. É um livro que emociona e leva à lágrima fácil de quem se entregar de corpo e alma ao enredo, à vida destes homens aparentemente miseráveis mas que compreendem como ninguém o valor da vida humana, da dignidade e da amizade.
Um livro belíssimo.

6 comentários:

MJ FALCÃO disse...

Uma maravilha este "Tortilla Flat"... É engraçado porque durante anos o meu filho mais novo -que lia pouco nessa altura- me vinha falar desse "Tortilla" do Steinbeck, e eu ficava sempre sem perceber porque para mim esse nome não existia. DEscobri há uns anos o equívoco e voltei a encantar-me com a humanidade, a beleza do texto, a profundidade de Steinbeck!
Já agora, aconselho reler "O Inverno do nosso Descontentamento". Verdadeiro. Verdades como pedras, dizem...
Abraço
o falcão

NLivros disse...

Manuel,

aprecio imenso Steinbeck mas confesso o meu total desconhecimento dessa obra.

Gostei da opinião e registei o título, vou procurá-lo no albarrabista.

Abraço!

Tiago M. Franco disse...

Também gostei deste livro. No entanto, acho que personagens como Danny só existem na literatura, mas ainda bem que existem...

Unknown disse...

Falcão, para mim não se trata de reler esse livro porque nunca o li. Já anotei, obrigado ;)
Iceman, eu também não conhecia. Foi uma surpresa total...
Tiago, dizes bem, não há gente assim, infelizmente; mas os heróis da literatura podem servir de modelos dos quais podemos imitar pelo menos uma pequena parte...

Paula disse...

Descobri que também tenho este livro :D
Talvez comece a ler para a semana.

Unknown disse...

Que bom que tens este livro!
Vais gostar!